A Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira situa-se no Oceano Atlântico, a sudoeste de Portugal Continental. Geograficamente, a ilha situa-se entre os paralelos 33º 52' N e 32º 38' N e os meridianos 17º 16' W e 16º 39' W.
A ilha tem como comprimento máximo 58 km desde a Ponta de S.Lourenço, a nascente, e a Ponta do Pargo, a poente. A sua largura máxima é de cerca de 23 km, desenvolvendo-se entre a Ponta de S.Jorge, a Norte, e a Ponta da Cruz, a Sul. O comprimento total da sua linha de costa é de 153 km.

 

A Ilha do Porto Santo

A Ilha do Porto Santo situa-se no arquipélago da Madeira, no Oceano Atlântico, a cerca de 1000 km a sudoeste de Portugal Continental. Geograficamente situa-se entre os paralelos 33º 08' N e 32º 59' N e os meridianos 16º 17' W, a cerca de sessenta quilómetros a nordeste da Ilha da Madeira.
A Ilha do Porto Santo tem maior dimensão aproximadamente na direcção de noroeste-sudoeste, com um comprimento de cerca de onze quilómetros, medidos entre a Ponta do Nordeste e a Ponta do Focinho do Urso. A maior largura é de cerca de cinco quilómetros, entre a Ponta da Cruz e a Ponta do Incão. A área total da ilha é de cerca de 40 km2 e a extensão da zona costeira é de aproximadamente 40 km.

FaLang translation system by Faboba