Welcome to the Madeira Ports!

Welcome to the Madeira Ports!
In this site you can find all the information and up-to-date news about the ports activity of the Autonomous Region of Madeira, whether it be with regard to its tourist or commercial component.

Ship Movements



OUT

APRAM vai alienar quatro viaturas em hasta pública

A Administração dos Portos da Madeira vai alienar quatro viaturas, em hasta pública, no próximo dia 03 de dezembro, pelas 16h00, na sede da APRAM, situada na Gare Marítima da Madeira, Porto do Funchal.

Informações sobre o modelo e preço das viaturas, bem como as regras e condições desta aquisição aqui 

Read more...
 
OUT

Terminal do Funchal “Clean & Safe 2021”

O selo “Clean & Safe 2021” foi atribuído pelo Turismo de Portugal à Gare Marítima da Madeira, na tipologia de terminais de cruzeiros.

Esta é uma certificação que é também uma garantia de confiança, já que assegura a quem nos visita que neste terminal são cumpridos uma série de procedimentos e princípios de higiene e segurança, de acordo com as normas do “European Tourism Covid-19 Safety Seal”.

Os Portos da Madeira foram os primeiros a nível nacional, a criarem instrumentos de gestão e de planeamento, na linha dos compromissos assumidos desde que os Portos da Madeira abriram oficialmente, por decisão do Governo Regional, a 16 de outubro de 2020.

Com o atual contexto de pandemia, esta certificação é também uma forma de promover os Portos da Madeira junto dos diferentes parceiros e clientes.

O Turismo de Portugal criou em 2020, o selo “Clean & Safe”, tendo em vista apoiar diferentes entidades a identificar e adotar medidas na contenção da pandemia de COVID-19, reforçando a confiança no país, enquanto destino turístico.

Desde abril de 2021, já num cenário de retoma dos cruzeiros, o Turismo de Portugal criou recentemente, uma nova tipologia desta certificação, dedicada exclusivamente aos Terminais de cruzeiros.

Read more...
 
OUT

Outubro da nossa esperança

Por Paula Cabaço *

Confirmou-se o que todos desejávamos: os navios de cruzeiros regressam a partir deste mês aos portos da Região. O que era esperança passou a quase certeza, um quase que se deve ao facto de a pandemia ainda estar por aí!

Prevemos que esta retoma seja gradual e progressiva e tudo aponta que 2023, estaremos perto de alcançar os números anteriores a 2020. Só para termos uma ideia, nos cinco anos anteriores à pandemia, os Portos da Madeira registaram um total de 1493 escalas e um movimento de 2 779 820 passageiros. Este ano, se não houver surpresas, estão previstas cerca de 100 escalas, até ao final do ano. O número de passageiros por navio ficará ainda longe das médias registadas antes da pandemia, pois atualmente, os navios não podem vir lotados, por razões de prevenção, no âmbito da COVID-19.

Durante este longo período de pandemia não estivemos parados, bem pelo contrário, sem navios de cruzeiros, canalizámos as nossas energias para a manutenção e requalificação das nossas infraestruturas e equipamentos, bem como para abraçar novos projetos.

Assim, em 2020, foram concluídas as obras do Porto do Funchal, um investimento de mais de 05 milhões de euros que traz mais segurança às operações. Durante este ano, redefinimos os circuitos de passageiros na Gare Marítima do Funchal que foi totalmente equipada para receber os nossos visitantes, com todas as condições de conforto e segurança sanitária.

Em fase de conclusão, estão as obras de construção do edifício de apoio ao Cais 6 do Porto do Funchal e a reabilitação da sua envolvente.

No Porto Santo, as obras irão brevemente para o terreno, quer no porto, quer na marina.

Prosseguem as obras de reabilitação nos pequenos cais da região, sob jurisdição da APRAM. São investimentos efetuados através de contratos programa celebrados com o Governo Regional que totalizam mais de 13 milhões de euros, sem incluirmos o investimento que vai ser efetuado na Marina do Funchal que vai trazer uma zona de excelência à nossa cidade.

Isto significa que recomeçámos a chamada época alta de cruzeiros, com boas perspetivas, alicerçadas num planeamento rigoroso e na concretização de melhorias que se refletiram nas diferentes áreas sob a nossa jurisdição.

*Presidente do Conselho de Administração

Read more...
 
OUT

Marina do Funchal – Será um espaço de referência da cidade

Os projetos na especialidade da nova Marina do Funchal, cujo projeto foi apresentado em setembro, com a presença do presidente do Governo Regional, decorrem a bom ritmo e tudo indica que a obra estará no terreno em meados do próximo ano.

Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros do Governo Regional da Madeira, em contrato programa com a APRAM, S.A.

Aquele que se pretende venha a ser um espaço de referência da cidade do Funchal terá de obedecer a uma série de regras, de “modo a não desvirtuar, em termos estéticos, uma obra estrutural,” explicou Miguel Albuquerque.

Read more...
 

 

 

FaLang translation system by Faboba