Welcome to the Madeira Ports!

Welcome to the Madeira Ports!
In this site you can find all the information and up-to-date news about the ports activity of the Autonomous Region of Madeira, whether it be with regard to its tourist or commercial component.

Ship Movements



JAN

Portos da Madeira recorde de escalas em 2022

O ano de 2022 foi o melhor dos últimos 10 anos dos Portos da Madeira - Funchal e Porto Santo – a nível de escalas, tendo registado 323 escalas, mais 25, em comparação com 2019, o que representa um crescimento de mais de 8% relativamente ao ano pré pandemia, quando houve um total de 298 escalas.

O número de escalas em 2022 poderia ainda ter sido melhor, não fossem os 17 cancelamentos, devido às condições de tempo ou de mar.

O movimento de passageiros é que ainda não atingiu os números da pré-pandemia. Mas, mesmo assim, no ano passado, foram 417 730 os passageiros que passaram pelos Portos da Madeira, além de 226 987 tripulantes.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM considera que “estes números superaram as melhores expetativas. Temos um ano recorde de escalas, em 10 anos, e verifica-se que o movimento de passageiros, paulatinamente, foi subindo ao longo do ano, representando no final, apenas -30%, em relação a 2019, o ano com mais passageiros desde 2013.”

“Junta-se a estes resultados a atribuição do prémio Madeira, melhor Destino de Cruzeiros da Europa, além de outros passos fundamentais alcançados a nível comercial. Por isso, para esta Administração Portuária, 2022 foi muito bom” – realçou Paula Cabaço.

O Porto do Funchal teve mais 11 escalas em 2022, relativamente a 2019 e um movimento de passageiros de 413 863 passageiros, -30% que no ano em comparação.

O Porto do Porto Santo conseguiu um resultado inédito, em 2022: 21 escalas, 3 867 passageiros e 3822 tripulantes. Em relação a 2019, houve mais 14 escalas e 716 passageiros.

Paula Cabaço afirma que “os números registados no Porto Santo, em escalas e passageiros, são muito interessantes e demonstram o potencial da ilha dourada no nicho dos chamados paraísos ambientais, hoje muito procurados pelos navios de expedição e temáticos. A APRAM tem promovido a ilha do Porto Santo há alguns anos e esta administração, nas reuniões que tem mantido com os decisores das companhias, nos grandes encontros internacionais do setor de cruzeiros, tem continuado esse trabalho que pretende mesmo reforçar.”

No ranking das companhias que mais escalas fizeram nos portos madeirenses, a AIDA Cruises continua a liderar a tabela com 40 escalas em 2022, seguida da TUI Cruises, com 33, P&O - 29, Marella Cruises -25 e MSC – 17.

A Madeira foi visitada, em 2022, por passageiros oriundos de mais de 160 países ou regiões do mundo.

O Reino Unido, lidera a lista das primeiras cinco nacionalidades, com 174 839, seguido da Alemanha, com 143 000; EUA, 311 609; Itália, 11 266 e o Brasil, com 6 959 passageiros.

Read more...
 
DEZ

Cinco dos sete navios esperados neste fim de ano, já cá estão

No Porto do Funchal estão já cinco dos sete navios esperados esta noite para a passagem de ano, três acostados e dois em fundeadouro.

No total, os sete navios trazem a bordo, 15887 pessoas, sendo 11108 passageiros e os restantes tripulantes.

Acostados estão os navios “AIDAstella”, “Borealis” e “Queen Victoria”. Em fundeadouro estão o “Vasco da Gama” e o “Mein schiff Herz”.

Faltam chegar O “Marella Explorer”, previsto para as 16h20, e o “Aurora” que vem só pelas 22 horas.

O primeiro navio a acostar hoje foi o “AIDAstella” que vai ficar na Madeira durante 35 horas. O navio veio de Cadiz, com 2246 passageiros e 577 tripulantes. Parte amanhã, primeiro dia de janeiro de 2023, pelas 16h00.

O “Borealis” chegou de La Gomera, com 1005 passageiros e 581 tripulantes. Faz uma escala de 19 horas no Funchal e às 00h30 navega para Lisboa. O navio está neste momento atracado no cais 2, mas às 16h30, sai para fundeadouro.

O “Mein Schiff Herz”, proveniente de Tenerife viaja com 1881 passageiros e 724 tripulantes. Permanece na Madeira durante 32 horas e parte amanhã, pelas 14h00, com destino à ilha de La Palma. O navio está em fundeadouro, mas atraca no cais 2 às 17h00.

O “Vasco da Gama” chegou de Casablanca, com 639 passageiros e 443 tripulantes. Fica na Madeira durante 18 horas e pela 01h00 zarpa para a ilha de Porto Santo.

O “Quen Victoria” chegou de Tenerife, com 17779 passageiros e 966 tripulantes. Após uma escala de 18 horas na região, navega à 01h30 da próxima madrugada, para Cadiz. O “Queen Victoria” está neste momento, acostado no cais 3, do Porto do Funchal, mas tem saída prevista, às 17h00, para fundeadouro.

O “Marella Explorer” que chega esta tarde Fuerteventura, traz 1916 passageiros e 750 tripulantes a bordo. Fica 22 horas na Madeira e sai amanhã, às 13h30 para Tenerife.

O “Aurora” outro navio que também pernoita na Madeira chega esta noite de La Palma, com 1642 passageiros e 782 tripulantes. Faz uma escala de 20h00na Madeira e parte amanhã, pelas 17h30, com destino a Lisboa.

Assim, quatro dos navios que vêm à Madeira nesta passagem de ano, ficam para o primeiro dia de janeiro. São eles: “Aurora”, Mein Schiff Herz”, “AIDAstella” e “Marella Explorer”.

 

 IMG 1698

Read more...
 
JAN

Portos da Madeira: Tutela reafirma investimentos no setor, em celebração de Reis

O secretário regional da Economia anunciou nesta sexta-feira, a colocação de um esporão de proteção na área molhada da Marina do Funchal, que irá custar 2,5 milhões de euros, para além dos mais de cinco milhões de euros da grande intervenção que vai reabilitar e requalificar todo aquele espaço, em terra, uma obra que começa no próximo dia 23.

Rui Barreto que tem a tutela do setor portuário da região participou na celebração do Dia de Reis, promovida pela APRAM, na Gare Marítima da Madeira e ainda sobre a Marina do Funchal disse que o Governo Regional está a desenvolver esforços, junto das entidades competentes, no sentido de acautelar os apoios sociais devidos aos trabalhadores, cujas empresas vão ter de parar durante o decurso da empreitada que se prevê dure 20 meses. Garantido está também o direto de preferência para estes empresários, no concurso público para exploração dos espaços comerciais quando a obra estiver concluída.

O secretário da Economia sublinhou que o investimento nos portos da Madeira é para continuar e elogiou “o trabalho notável da APRAM nos últimos anos, na valorização das infraestruturas portuárias e desenvolvimento de negócios.”

A celebração do Dia de Reis juntou na Gare Marítima a tutela, funcionários, clientes, agentes de navegação e outros parceiros da APRAM, ligados à comunidade portuária e marítima.

A presidente do Conselho de Administração, Paula Cabaço,  aproveitou para agradecer a todos o contributo que levou a Madeira a ser eleita, em 2022, o “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, pelos World Cruise Awards.

“O ano que findou foi um ano muito desafiante e agradeço a todos os que com a sua colaboração permitiram que atingíssemos os nossos objetivos, quer no movimento de escalas de navios de cruzeiros, quer na área comercial. O diálogo foi muito importante,” referiu, lembrando que no ano passado, foi também revisto o acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores da APRAM.

 

IMG 5581

Read more...
 
NOV

Madeira, melhor destino de cruzeiros da Europa

 O prémio que consagra a Madeira como o melhor destino de cruzeiros da Europa, em 2022, anunciado nesta terça-feira, foi recebido com muito entusiasmo pela comunidade portuária que trabalha com os cruzeiros que se juntou na Gare Marítima da região para festejar este galardão.

Uma festa simples que reuniu o Secretário Regional da Economia que tutela os Portos da Madeira, a Administração da APRAM, S.A. bem como os seus trabalhadores, agentes de viagens e operadores turisticos, todos a comemorar um prémio que distingue também o trabalho de cada um, no que toca a receber os turistas que entram na Madeira pelo Porto do Funchal.
Foi a primeira vez que a Madeira foi nomeada para os prémios ‘World Cruise Awards’, pela própria organização do concurso.

 

Madeira_Melhor_Destino_Europeu_de_Cruzeiros_002.jpg



Para o Secretário Regional da Economia, Rui Barreto, a distinção da Região Autónoma da Madeira, enquanto Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos ‘World Cruise Awards’ vem “reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros. É, por isso, o reconhecimento do trabalho realizado na Região nos últimos anos, em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”.

Na base deste prémio esteve um trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos últimos anos pela APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., nomeadamente durante a pandemia, que obrigou a APRAM a uma constante reinvenção e adaptação para responder às novas exigências do mercado.

Por isso, a Presidente do CA da APRAM, Paula Cabaço considera que “Esta distinção é, para nós e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelos Portos da Madeira na sequência da COVID, reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a Região no topo das preferências do turismo de cruzeiro europeu”.

“O nosso destino tem-se afirmado pela sua unicidade, pela sua qualidade e pela sua capacidade de renovação, num mercado que é, como sabemos, altamente exigente e competitivo”, acrescenta Paula Cabaço, acreditando que “esta distinção vai certamente trazer frutos bastante positivos para o futuro que se avizinha.

Os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado. O evento é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”. 

 

IMG 1128 

Read more...
 

 

 

FaLang translation system by Faboba
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.