O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira visitou o terrapleno nascente do Porto do Caniçal que foi reabilitado pela APRAM, SA, com o objetivo de evitar ou minimizar os galgamentos que ocorrem durante os períodos de ondulação forte de sudoeste.

Pedro Calado referiu que este foi um investimento de 1,2 milhões de euros.

Revelou que até 2023, a APRAM, SA, vai requalificar toda a zona de contentores do Porto do Caniçal, onde no ano passado foram movimentadas quase 800 mil toneladas de mercadorias a grande maioria, contentorizada. Trata-se de um investimento de 8,5 milhões de euros.

No total, o Governo Regional, através da APRAM, investe em cinco anos quase 10 milhões de euros no Porto do Caniçal, aquele que é a principal porta de abastecimento da Madeira, bem como de exportação dos produtos regionais.

Em relação às obras agora concluídas, esta reabilitação restabeleceu a funcionalidade plena do edifício existente para apoio à comunidade portuária, bem como o parque de estacionamento existente neste mesmo terrapleno que integra além do edifício de escritórios e o estacionamento exterior para veículos pesados, um restaurante de apoio e um parque de estacionamento coberto.

As intervenções consistiram fundamentalmente no reforço do manto de proteção no pé do talude, com a finalidade de diminuir a altura da onda, provocando a sua rebentação; no reforço do manto resistente com o preenchimento dos espaços vazios existentes no manto de proteção com blocos do tipo antifer de 20 toneladas e na construção de um novo muro cortina, dois metros mais alto e apoiado no existente e criação de descargas de emergência de água no muro cortina.

Foram igualmente efetuadas intervenções na reabilitação, reforço e reparação do betão em zonas danificadas, reparadas as tampas e golas dos sumidouros existentes e colocadas peças em betão de alguma dimensão, no parque de estacionamento.

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click