Escritores e artistas em diferentes épocas têm escrito sobre a chegada à baía do Funchal. Hoje, deixamos aqui um excerto de um texto de Maria Lamas (1893-1983), escritora, ativista política e defensora dos direitos das mulheres. 

Escreveu "Maravilha Atlântica", onde fala da História da Madeira, dos hábitos e fenómenos sociais e enaltece a paisagem da ilha.

 

“Os olhos prendem-se-me, irresistivelmente, ao cenário inefável, como se ficassem suspensas todas as outras faculdades do meu ser. Quero evocar a chegada dos primeiros homens, a baia deserta, a terra desabitada, as montanhas no seu inviolado mistério e pura magestade;

quero ver na gente que vem ao nosso encontro, para mercadejar e exibir-se em acrobáticos mergulhos, os traços actuais dos primeiros povoadores - mas a fascinação não se desvanece.

E eu, por mim, não me defendo: vivo-a plenamente. Ainda os menos dados a reacções subjectivas sentem que os noventa minutos de navegação ao longo da costa não foram mais que a preparação para aquele momento culminante: é ali, finalmente, na baia do Funchal, o limiar esplendoroso da Madeira.”

 

 

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click